Na faculdade, com o apoio dos professores e de toda a comunidade acadêmica, há momentos em que o estudante precisa ser autodidata para aprender, de fato, uma disciplina. Para isso, você pode construir mocapes de sistemas, colocar em prática alguma ideia que otimize a produção rotineira ou até mesmo criar um software para um negócio existente ou imaginário. Até aqui, você já deve até imaginar que o desenvolvedor fullstack é um profissional completo, que desempenha bem tanto o frontend quanto o backend, certo?
Qual a linguagem de programação mais usada?
Além disso, o SQL permite rápido acesso aos dados e pode ser usado em aplicações para diferentes plataformas. ECMAScript é uma padronização do JavaScript, que adiciona novos recursos e funcionalidades a essa linguagem. Funciona com os mesmos comandos, recursos, atributos e resultados que o JavaScript, mas tende a ser mais fácil de usar em diferentes aplicações, como no desenvolvimento web (front-end e back-end) e mobile. Embora não esteja nos holofotes, essa linguagem ainda é muito usada no desenvolvimento de aplicações, principalmente para web.
História[editar editar código-fonte]
HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto (HyperText Markup Language). Essa linguagem serve para estruturar e definir os elementos de uma página, de maneira que os navegadores possam compreender e decodificar seu conteúdo. A sigla CSS significa Cascading Style Sheets, ou folhas de estilo em cascata, que permitem a alteração de várias páginas ao mesmo tempo com apenas um comando no arquivo, sem comprometer o resto do conteúdo. A principal vantagem da linguagem Fortran é o seu desempenho no processamento de cálculos, tarefas de computação numérica e manipulação de números complexos. O Google, por ser o criador da linguagem, é o maior entusiasta da Golang.
- Podemos dizer que uma linguagem de alto nível está mais “abstraída” com relação aos comandos interpretados pela máquina.
- Trata-se de uma linguagem de programação de alto nível — ou seja, que mais se aproxima da linguagem humana — e para propósitos diversos, permitindo que os desenvolvedores criem todo e qualquer tipo de aplicação com facilidade.
- A MDN tem uma das maiores coleções de documentação para tecnologias da web e APIs como HTML, CSS e JavaScript.
- Sendo assim, para que você não precise codificar de forma binária, existem as linguagens de programação.
Afinal, qual é a melhor linguagem de programação?
Aprender cada uma delas pode oferecer uma excelente base para profissionais da área de programação, além de uma boa oferta de emprego para quem as domina. Uma das linguagens que mais tem crescido e ganhado popularidade nos últimos anos é a nossa primeira indicação. Python foi criado em 1991 como sendo uma linguagem de programação open source e tem https://pbvale.com.br/tecnologia/desenvolvimento-web-alem-do-comum-explorando-a-criatividade-na-programacao/ como um dos maiores diferenciais a facilidade no aprendizado. Nesse marketplace de ensino e aprendizado, os alunos podem aprender no próprio ritmo, usando o computador ou celular. Depois de matriculado em algum curso, o estudante tem acesso vitalício ao conteúdo. Reconhecer padrões e resolver problemas são duas qualidades de um bom programador.
O que é programar?
Isso também ajuda aquele programador que quer aprender a linguagem observando as linhas produzidas por profissionais mais experientes. Agora que você já entende um pouco mais sobre o surgimento das linguagens de programação, chegou o momento de conhecer quais são as principais que se encontram no mercado atualmente. Fique atento, pois o profissional do futuro deve saber ao menos uma delas. Por fim, se atualizar e manter os estudos em dia é bastante desafiador, mas existem formas de continuar aprendendo sempre sobre as linguagens de programação mais usadas no mundo da tecnologia. Para muita gente, programação de computadores pode ser um bicho de sete cabeças.
Você pode ser analista de dados, suporte técnico, desenvolvedor de softwares, entre tantas possibilidades. Por usar símbolos (a exemplo de @ e $) e não precisar de declarações de variáveis, os profissionais conseguem identificar facilmente o papel de cada função. O resultado é uma linguagem cuja leitura é bastante natural, e a escrita, simplificada.
Você ainda pode aproveitar o ambiente da faculdade e todos os recursos disponíveis para estudar bastante — como é o caso dos laboratórios e das bibliotecas. Existem diversas curso de desenvolvimento web linguagens para fazer parte da sua rotina profissional, não é mesmo? Muitas delas farão parte das especificações de diversas vagas no país pelos próximos anos.